Reconhecimento profissional é o que a maioria das pessoas querem, mas nem sempre conseguem ter.

Segundo um estudo da ISMA (International Stress Management Association) 89% dos profissionais se sentem estressados pela falta de reconhecimento no trabalho. E, embora ser reconhecido seja um desejo comum à maioria dos brasileiros (71,9%), conforme mostra uma pesquisa da Knowe.co em parceria com o PageGroup, muitos não sabem como conquistar isso.

De fato pode parecer difícil, considerando um mercado de trabalho com profissionais cada vez mais capacitados, mas estamos aqui para mostrar que é possível. Confira, a seguir, como ter reconhecimento profissional e o que fazer se ele não vier.

O que você precisa saber sobre ser reconhecido no trabalho

Conquistar reconhecimento profissional significa que os seus esforços, empenho e dedicação trouxeram bons resultados para a empresa. No caso de corporações baseadas na meritocracia, pode vir na forma de um aumento de salário e até mesmo de uma promoção. Quem não quer?

Mas, antes de tudo, é preciso entender que muitos líderes têm dificuldade em reconhecer a equipe. Em meio à correria da rotina, dão mais feedbacks corretivos do que positivos. É o que mostra o autor Richard Williams no livro “Preciso saber se estou indo bem”. Em outras palavras, o comportamento mais comum dos gestores é apontar o que não vai bem em vez de reconhecer e incentivar as condutas que trazem resultado.

Uma solução para mudar essa realidade é buscar proativamente o feedback e mostrar que você tem interesse em melhorar e em realmente fazer a coisa acontecer.

Como ter reconhecimento profissional em 6 atitudes

Como você pode perceber, existem atitudes que ajudam a acelerar o reconhecimento profissional e que vão além de conhecimentos técnicos. É sobre elas que falaremos agora mesmo. Vem com a gente!

1. Esteja disposto a ajudar novos colaboradores

Se a sua empresa contratou novos funcionários, procure ajudá-los. Gentileza gera gentileza, mas demonstrar interesse pelos colegas mostra que você se preocupa em fortalecer a equipe. Afinal, profissionais capacitados, engajados e motivados geram melhores resultados.

2. Mostre a sua capacidade para resolver problemas

É fato que os gestores preferem muito mais pessoas que lhes apresentem soluções do que problemas. Por isso, quando um novo desafio surgir e tiver alguma sugestão sobre como superá-lo, não tenha medo de compartilhar com eles a sua ideia, ao invés de ter a atitude “isso não é problema meu”.

3. Demonstre interesse pelo negócio e pelas pessoas que fazem parte dele

Ser comunicativo, proativo, respeitoso e agradável com as pessoas também garante pontos positivos. Então, interagir com as pessoas em momentos oportunos ou descontraídos (como durante o cafezinho) melhora a sua imagem na empresa. Você se torna mais popular e, ao mesmo tempo, bem visto por todos.

4. Ofereça feedbacks para os colegas e até mesmo gestores, quando tiver a oportunidade

É claro que sair palpitando sobre o trabalho dos outros não é o certo a fazer, mas dar feedbacks quando alguém pedir ou achar necessário contribui para que o negócio tenha sucesso. Só tenha cuidado para transmitir clareza e sinceridade sem ser rude ou arrogante.

5. Sugira melhorias

Percebeu que existe algo incomodando os colegas ou que pode ser melhorado? Troque a reclamação no corredor por sugestões ao seu gestor. Você mostrará que está à disposição para ajudar a empresa a ficar cada vez melhor.

Muitas vezes, os líderes estão tão acostumados com a rotina que nem percebem oportunidades para melhorias.

6. Faça as suas atividades da melhor forma possível

Organize as tarefas diárias ou semanais e planeje suas prioridades com os pés no chão. Isso porque abraçar o mundo não vai adiantar em nada. Então, só faça aquilo que sabe que será capaz.

Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade e que o reconhecimento profissional vem para profissionais que conseguem equilibrar ambos.

cta-radar-de-carreira

O que fazer se o reconhecimento profissional não vier?

Agora, como nem tudo é perfeito, tem vezes  que, mesmo com toda a dedicação, o reconhecimento profissional não acontece.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, que também temos algumas dicas para que possa lidar com isso da melhor forma possível.

Não desanime

Quando o reconhecimento profissional demora para vir é natural que o profissional se sinta frustrado, fique cabisbaixo e nem perceba seu rendimento cair. Mas não desanime: o problema é mais comum do que parece! Existem no mercado muitos profissionais que, inclusive, já têm sucesso em suas jornadas, mas não se sentem reconhecidos.

Converse com o seu líder

Concorda que não adianta nada se sentir injustiçado toda vez que o seu gestor pede algo novo se você não manifesta seu descontentamento? Não estamos falando que deve chamá-lo para desabafar, mas sim para ter um diálogo sincero e sem ataques ou julgamentos.

Conduza a conversa com ética, transparência e respeito. Assim, ele vai te ouvir abertamente e não agir na defensiva procurando argumentos contra você.

Muitos profissionais pedem demissão por medo de sentar para conversar com seus líderes. Ao fazer isto, perdem a oportunidade de melhorar as coisas.

Entenda o que ele espera de você e o que pode ser melhorado

No mesmo diálogo, procure saber o que o seu gestor espera de você e peça um feedback sobre o seu trabalho atual. A partir dessas críticas você poderá entender melhor sobre possíveis causas para a falta de reconhecimento profissional.

Avalie (e reveja, se necessário) as suas expectativas e ambições

Tenha em mente até onde você quer chegar e o que precisa fazer para conquistar tal posição. Pode ser que a sua realidade esteja desalinhada com as suas reais necessidades de carreira.

E, em último caso, se estiver dando o melhor de si, mas mesmo assim não for o suficiente procure uma nova posição ou um novo emprego (!)

Infelizmente, nesses casos, o pedido de demissão pode ser a única alternativa. Para evitar imprevistos financeiros, planeje-se antes de sair, buscando uma nova empresa que se alinhe com os seus valores.

Ainda tem dúvida sobre como ter reconhecimento profissional ou está indeciso se é mesmo hora de mudar de emprego? Entre em contato com a Carreira X, nosso propósito é estimular pessoas como você a irem em busca da realização profissional!

WhatsApp chat