O que faz você sair da cama todos os dias para encarar esta jornada chamada vida? Viver com propósito é encontrar significado para esta trajetória, um ingrediente básico para se se sentir realizado profissionalmente e até mesmo para se sentir feliz no trabalho.

Considerado o tema do momento, viver com propósito é ter uma direção a seguir, assim como sonhos, metas e objetivos. Embora pareça algo simples, não é todo mundo que consegue estabelecer o seu com clareza. E algumas pessoas levam anos para isso. Outras talvez tenham vivido a vida toda sem encontrá-lo.

Então preparamos este artigo para mostrar o que vem a ser o tal falado propósito de vida e porque ele pode ajudar você a ser mais feliz. Também vamos explicar como definir um e o que fazer a partir daí. Boa leitura!

O que é o tal propósito de vida?

Embora existam diferentes teorias sobre o que é propósito de vida, aqui na Carreira X acreditamos que o conceito está relacionado com o Ikigai, uma palavra de origem japonesa que quer dizer “razão para viver”.

Pelo Ikigai, o propósito é o resultado da combinação do que se ama fazer com o que o mundo precisa, pelo que você pode ser pago e no que você é bom. Um conceito que pode ajudá-lo a conquistar uma vida feliz e saudável. Afinal, ter um direcionamento funciona com um verdadeiro impulso para seguir em frente com força e motivação, sem desistir frente às adversidades.

Se já assistiu ao clássico Alice no País das Maravilhas deve se recordar da cena em que a protagonista da história se depara com aquele gato sorridente. Confusa sobre o caminho que tem pela frente, ela desabafa que só queria saber por onde seguir. Então, o carismático animal responde que isto dependia de onde ela queria ir. Quando Alice responde que não sabe, ele lança a famosa frase: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Por isso, vamos te ajudar a encontrar direção para que os seus dias sejam mais leves e você possa alcançar a realização profissional. Um encontro com o principal agente transformador da sua vida: você. Vamos lá?

cta-radar-de-carreira

Como descobrir o propósito de vida. Ou pelo menos onde procurar…

Para saber como encontrar um propósito de vida é necessário uma boa dose de autoconhecimento, além da reflexão sobre cinco perguntas. Veja a seguir quais são elas:

1. Quais são as minhas qualidades, habilidades e como posso aproveitá-las da melhor forma possível?

Todo mundo é bom em alguma coisa, mas em meio à pressão do dia a dia e da correria da vida moderna, muitos talentos são prejudicados pela baixa autoestima.

Refletir sobre qualidades e habilidades é perceber os instrumentos que você tem em mãos para a realização de uma tarefa individual e intransferível: seu propósito.

Para descobrir como aproveitá-las, leve em consideração que suas ações precisam proporcionar motivação, alegria e fazer você se sentir útil. E encontre em sua rotina oportunidades para colocá-las em prática.

2. O que motiva a me dedicar de corpo e alma?

Para entender os componentes que impulsionam a sua motivação diária, crie o hábito de vivenciar cada etapa do seu dia a dia. Estar atento ao que acontece à sua volta é permitir a realização de ações no presente, o único tempo onde é possível atuar.

Pense também sobre como impacta na vida de outras pessoas e como deixa a sua contribuição no mundo. O seu propósito precisa ser vivido todos os dias.

3. Como posso ser “mais eu” no meu trabalho?

Entenda melhor quem você é e o que pode oferecer a si mesmo e ao mundo. Para encontrar a resposta, passe mais tempo em sua própria companhia e tente avaliar o que vêm do coração e da intuição, além do seu lado mais racional. Pode ser difícil no começo, mas vale tentar. E sim, como você já deve ter ouvido falar, os momentos de interiorização, como a meditação, ajudam!

4. Como contribuo para o futuro da sociedade e do mundo?

Embora pareça uma pergunta clichê, entender como deseja contribuir socialmente é uma questão grandiosa e complexa. Para descobrir a resposta, reflita sobre como as suas ações podem melhorar o mundo ou parte dele. Escute os palpites que vêm do seu interior, além dos seus colegas de trabalho, pares, chefe, clientes, amigos e até família.

5. Afinal, qual é mesmo o meu trabalho? Qual minha contribuição?

Muitas vezes a preocupação em ser promovido, reconhecido ou ter um salário melhor se sobrepõe à satisfação de trabalhar com propósito. E quando o piloto automático é acionado, esquecer sobre o que te fez escolher esse serviço acaba passando batido. É aí que o cenário é favorável para o surgimento da desmotivação, da insatisfação e das doenças relacionadas a anos de trabalho no que não se gosta, não se admira e não se suporta.

Uma boa dica para alinhar o seu trabalho com o seu propósito de vida é associar o seu cargo atual com a verdadeira missão que desempenha. Quer ver alguns exemplos? Um vendedor que mais do que fechar o negócio, olha para o relacionamento com o cliente. Uma esteticista que pode se transformar em “consultora de autoestima”. Um empreendedor quando olha para quantos empregos ele gera e famílias ele é responsável, não apenas para os resultados financeiros dos negócio.

Vocação e propósito de vida são conceitos iguais ou diferentes?

Muita gente confunde propósito com vocação, mas são conceitos diferentes e ao mesmo tempo complementares.

Vocação significa evocar a voz do coração e está relacionada com uma predestinação a um talento ou aptidão, algo que você faz e é admirado por isso. Já propósito de vida é o que alinha a sua vocação com a sua missão e as suas necessidades.  

Como usar seu propósito de vida com sabedoria

Se já conseguiu definir qual seu (ou seus!) propósito de vida, você vai perceber que tudo pode fluir de forma diferente. As escolhas que fizer, daqui para frente, serão mais acertadas e seus resultados serão melhor comemorados.

Confira algumas dicas úteis sobre como aplicar os benefícios desta descoberta à sua rotina:

  • Use o seu propósito de vida para visualizar melhor como quer estar a curto, médio e longo prazo.
  • Para definir metas e objetivos, seja na vida pessoal ou profissional.
  • Para direcionar esforços e recursos (inclusive financeiros!).
  • Para buscar ainda mais conhecimento.
  • Para ter senso de realização e satisfação.
  • E, claro, para comemorar e agradecer todos os dias por suas conquistas!

Dica de leitura

Um livro sobre propósito de vida que gostamos muito e sempre recomendamos para pessoas interessadas no assunto é a obra “Propósito – A coragem de ser quem somos”. Uma obra de Sri Prem Baba, mestre espiritual brasileiro, que mostra que saber qual é o propósito é saber o que viemos fazer aqui e o que essencialmente somos.

Esperamos que este artigo possa ajudar na sua descoberta interior e que o seu propósito de vida possa proporcionar muitas felicidades e realizações. Se precisar de qualquer ajuda, entre em contato com a gente. Aqui na Carreira X estamos sempre prontos para direcionar pessoas preocupadas em dar o melhor de nós para o mundo!

cta-blog-etapas-carreira
WhatsApp chat