Tentar uma recolocação profissional no mercado de trabalho pode gerar muitas dúvidas e também elevar o nível de ansiedade. Afinal, mesmo com a esperança da recuperação do cenário econômico atual, ninguém quer ficar desempregado. E quando isso acontece, o baque é grande: muitos profissionais se sentem desmotivados ou até mesmo inseguros sobre qual caminho percorrer.

Também é um processo válido para profissionais que se sentem estagnados ou que estão insatisfeitos com o emprego atual e querem dar uma guinada na carreira.

No post de hoje você vai entender melhor o que motiva as pessoas na busca por um novo emprego, como saber quando é hora de mudar e como conseguir se recolocar. Boa leitura!

1. Afinal de contas, o que é recolocação profissional?

Chamamos de recolocação profissional o processo pelo qual um profissional decide dar um novo rumo para a carreira, buscando um novo emprego. É um momento que envolve autoconhecimento, revisão do currículo, análise de oportunidades e salários, treinamento para entrevistas e networking.

Isto é, pode acontecer tanto para pessoas que estão empregadas, mas querem mudar de emprego, como para aquelas que pediram demissão ou foram demitidas.

2. Qual a diferença entre recolocação e outplacement?

Como em todo momento de transição, buscar recolocação profissional envolve atenção a muitos fatores. Um processo que pode ser descomplicado por empresas de recursos humanos e especialistas em gestão de carreira com o outplacement.

Out o quê?”. Outplacement é uma solução paga pelas empresas após a demissão para ajudar profissionais em todos os momentos desta etapa da carreira. Auxilia e oferece todo o suporte emocional, de infraestrutura e equipes multidisciplinares para a orientação do trabalhador. Vai muito além de um simples aconselhamento.

Então, a principal diferença entre os dois conceitos é que a recolocação é paga pelo próprio profissional e o outplacement é pago pela empresa da qual se desligou.

Muitas pessoas confundem os dois conceitos porque outplacement é uma palavra com origem inglesa que, em tradução livre, significa recolocação.

3. O que leva as pessoas a buscarem uma nova posição no mercado de trabalho?

Por incrível que pareça, o principal motivo que leva os profissionais a procurarem outro emprego é a busca por novos desafios. Algo que vem antes da busca por um salário melhor. É o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Já o segundo, terceiro e quarto motivos mais citados pelos entrevistados são, respectivamente, problemas com os gestores, salário e excesso de viagem.

4. Quando é hora de buscar recolocação profissional?

Vamos a um pequeno exercício? Quando você se refere ao seu trabalho, tem orgulho em falar sobre o assunto ou se sente desestimulado? Se a segunda alternativa se encaixa mais ao seu momento atual de carreira talvez seja hora de buscar uma recolocação profissional.

Veja, a seguir, outros indícios que mostram quando é hora de procurar um novo emprego, segundo uma publicação da consultoria Michael Page:

  • quando acordar cedo para ir trabalhar é uma batalha;
  • você diz que está doente ou emenda feriados sem maiores motivos;
  • acha que as pessoas de fora do seu ambiente de trabalho trabalham em lugares muito melhores que o seu;
  • perdeu a motivação e a paixão pelo que faz;
  • se sente entendiado por exercer a mesma função há algum tempo, sem promoção;
  • recebe um salário abaixo da média do mercado de trabalho;
  • e não consegue mais manter uma boa relação com os colegas.
cta-radar-de-carreira

5. Como se preparar para conseguir um novo emprego?

Separamos algumas dicas para auxiliar você no processo de recolocação profissional. Agora, é com você: só precisa ter mesmo certeza sobre a sua decisão. Vamos ver quais são elas?

– Aumente a sua visibilidade profissional

Não estamos falando apenas de atualizar o seu perfil no LinkedIn (apesar de ser fundamental para a recolocação profissional!), mas ver e ser visto. Isto é, participar ativamente de grupos de debate sobre temas da sua área profissional, ir a congressos, fóruns e palestras e ativar o seu networking.

Outra boa alternativa é ativar as notificações de pessoas, páginas ou grupos que postam conteúdo relevante nas redes sociais. Contatos que mostrem autoridade e conhecimento devem ser sempre bem-vindos.

– Busque atualização na sua área de atuação

Essa é outra dica importante, que vai além da revisão do currículo e do perfil no LinkedIn. Buscar atualização é informar-se sobre tendências e novidades da área, fazer cursos, ler muito e, se possível, trocar ideia com colegas do mesmo nicho de mercado.

Procure saber também sobre o que Headhunters procuram nos profissionais e como tem sido os processos seletivos. Assim, poderá se preparar ainda melhor para entrevistas e dinâmicas.

– Planeje as suas finanças para evitar imprevistos durante o período

Verifique as suas condições financeiras para evitar imprevistos em caso de quaisquer eventualidades. Se puder pedir apoio para a sua família ou amigos mais próximos, melhor ainda. Faça um plano de ação e compartilhe com eles a estratégia sobre como será processo de busca do novo emprego. Essa é uma forma de ter até mais segurança para seguir em frente na busca por um novo emprego.

– Busque ajuda de especialistas em recolocação profissional

Profissionais como coaches ou mentores podem facilitar muito o processo. Auxiliam a repensar sua carreira e a definir as melhores estratégias para conquistar a sonhada recolocação. Isso sem falar que desenvolvem importantes competências fundamentais para o mercado de trabalho atual, como autoconhecimento, autocrítica, flexibilidade e resiliência.

Encontrar um novo emprego, que atenda às suas expectativas e ao salário que deseja pode parecer difícil, mas não é. E você não precisa se sentir sozinho nessa: existem hoje no mercado empresas especializadas em recolocação profissional, como é o caso da Carreira X.

Se precisar de apoio no processo de recolocação profissional ou tiver dúvidas sobre o caminho a seguir, entre em contato com a nossa equipe. Por aqui, o nosso maior propósito é auxiliar pessoas como você a encontrarem a realização profissional. Conte com a gente!

cta-post-checklist-carreira
WhatsApp chat