Percebeu que a sua vida profissional está tomando um rumo que não te faz mais feliz como antes? Pode dormir tranquilo: existem vários tipos de carreiras disponíveis no mercado e, sem dúvidas, algum deles vai se encaixar às suas necessidades.

O medo de mudar a vida profissional e encarar novos desafios muitas vezes impede profissionais de alcançarem seus sonhos e de se destacarem em uma nova área.

Então, o primeiro passo para fazer a melhor escolha é ter em mente que nunca é tarde para mudar.

Para que possa ganhar segurança sobre a sua decisão, preparei um guia sobre os principais tipos de carreira.

Nele, vou te mostrar o que é carreira, como as pessoas a percebem, qual a definição de sucesso, quais são os principais tipos de carreira e que dicas você pode seguir para ter sucesso em sua jornada.

Espero que possa ser útil no momento da mudança, ajudando você a se tornar exponencial.

Vamos lá?

1. O que é carreira?

Carreira é uma palavra que tem origem em latim, carraria, e significa curso, trajetória. Inicialmente, servia para nomear estradas rústicas para veículos.

Mas, a partir do século 19, passou a ser associada à profissão ou trajetória profissional de um indivíduo.

Desde então, também pode ser entendida como “seguir uma profissão por etapas”.

2. Como as pessoas entendem a carreira?

Antigamente, era comum que a carreira se limitasse a permanecer dentro de uma mesma empresa até a aposentadoria. Hoje, as pessoas entendem a carreira de modo mais amplo e dinâmico, como um caminho que pode ser mudado e melhorado.

Por isso, posso dizer que existem dois caminhos para uma pessoa definir sua própria carreira:

  • Seguir uma trajetória com ascensão de cargo (modo linear);
  • Seguir uma trajetória diversa em experiências profissionais, que se somam ao longo da vida, incluindo a formação e o segmento de atuação (maneira exponencial).

Com a velocidade das mudanças, na atualidade, a percepção sobre o que é e como se constrói uma carreira também mudou. Passou de uma forma de compensação para algo não linear e imprevisível.

3. O que é sucesso na carreira hoje em dia?

Se você perguntar para seus avós sobre o que entendem como sucesso na carreira, provavelmente vão citar casos de pessoas que permaneceram por vários anos em uma mesma empresa.

Já se a pergunta for direcionada para um jovem recém-chegado ao mercado de trabalho, a resposta certamente será outra.

Isso porque, nos tempos atuais, ter uma carreira de sucesso não está mais ligado a tempo de permanência ou estabilidade em uma empresa, mas na combinação das experiências profissionais vividas até então com sonhos e propósito.

4. Quais são os tipos de carreira que qualquer profissional pode ter?

Quando digo que, hoje, as carreiras não são mais lineares, o que quero deixar claro é que existem vários tipos de carreiras a serem seguidas.

Tudo depende dos objetivos que você tem em mente.

Confira, a seguir, quais são os principais tipos de carreira, suas características e para quem são indicadas:

plano-de-carreira

Carreira linear

O que é: baseada na ascensão de posições, em uma estrutura organizacional linear.

Característica: há um caminho pré-definido a seguir e chegar aonde deseja.
Para quem é indicada: para profissionais que sonham em ocupar cargos de liderança, como gerentes de equipes ou líderes estratégicos.

Carreira em Y

O que é: opta-se por seguir uma jornada na área de formação. Tem esse nome porque é linear até certo ponto e depois se divide em um trajetória de gestão ou técnico-especialista.
Característica: reconhece profissionais que atuam tanto como líderes quanto como especialistas.

Para quem é indicada: para profissionais que possuem conhecimentos teóricos, técnicos e práticos que não tem afinidade com gestão de pessoas, mas muita vontade de inovar.

Carreira em W

O que é: o W significa “zigue-zague”. Ou seja você atua como tanto como líder quanto como técnico.
Característica: neste tipo de carreira, desenvolve-se versatilidade porque é possível trabalhar em várias frentes.
Para quem é indicada: para quem quer se tornar um profissional completo e desenvolver uma visão mais sistêmica do negócio em que atua.

Carreira em X

O que é: também chamada de carreira exponencial, é pautada por um propósito – e não pela atividade em si. Ou seja, você desempenha o papel que for necessário para atingir seu objetivo.

Característica: exige versatilidade para desempenhar diferentes papéis e funções, além de protagonismo e flexibilidade para saber aprender.

Para quem é indicada: para o profissional que decidiu que sua melhor escolha é trabalhar em nome de um propósito e não mais por um cargo apenas.

5. Como ter sucesso na carreira que você quiser seguir daqui para a frente

  • Tome consciência sobre quais são as suas principais aptidões e competências, incluindo pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos;
  • Explore possibilidades para entender o que gosta de fazer, o que faz bem feito, pelo que pode ser pago e como pode ajudar o mundo;
  • Determine quais são os objetivos profissionais que você deseja alcançar, além dos prós e contras envolvidos em cada um deles;
  • Defina um plano de ação para atingir cada um deles e entender o que precisa aprender, quem pode ajudar e eliminar possíveis barreiras;
  • E coloque tudo em ação!

Isso feito, não deixe de acompanhar os resultados e corrigir a rota caso seja necessário.

Conclusão

Meu objetivo com esse artigo foi ampliar a sua visão de carreira, ajudando você a entender que é muito mais do que imagina.

Quer ir além das suas atividades profissionais atuais, descobrir um propósito e trabalhar em cima disso para se sentir realizado?

Tenho algumas dicas extras para que possa exponencializar sua carreira a partir de agora mesmo:

cta-post-blog-coaching-de-carreira
WhatsApp chat