O primeiro passo para fazermos uma mudança em nós mesmos é investirmos um bom tempo em olharmos para dentro, nos conhecermos melhor e descobrirmos a nossa essência.

Você já fez esse exercício? Já parou por alguns minutos para pensar sobre quem você é?

Aqui embaixo eu coloco algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo!

Quando nos descobrirmos, vemos o que temos de bom e o que gostamos em nós. E isso é o que normalmente nos diferencia das outras pessoas e nos orgulhamos tanto em ser únicos.

Só que tem o outro lado… Também vemos que existem alguns pontos com os quais não estamos exatamente satisfeitos. Essa segunda parte pode ser dolorosa algumas vezes, e por isso que encarar ela de frente é mais difícil.

Daí fugimos… Fugimos para nossos smartphones, fugimos para a frente da TV, para as redes sociais, ou mesmo para ler um livro que estava guardado há muito tempo e que resolvemos começar a ler, só para não ter que encarar o que dói.

Só tem um detalhe: encarar de frente o que gostamos e não gostamos em nós, é o primeiro passo para a ação.

Começa assim:

1 – Primeiro temos sonhos e queremos chegar a algum lugar, seja ele qual for (tem espaço para sonhos de todos os tamanhos e proporções!).

2 – Depois nós reconhecemos quem somos.

3 – Aí vemos que falta alguma coisa para chegar onde queremos.

4 – E então, conseguimos começar a nos movimentar para agir – traçamos planos, metas, idéias de como chegar lá.

Só que olha que interessante… Já conduzi alguns processos de coaching em que o cliente não conhecia quais eram seus hobbies, não sabia o que gostava de fazer quando estava sozinho, não sabia muito bem quem ele era quando estava fora do trabalho, fora do lugar onde diziam para ele o que ele deveria ser ou fazer.

Espero que não seja esse o seu caso! Mas de qualquer forma, é tão raro guardarmos um tempo para pensarmos quem somos, sem ter ninguém nos pedindo para fazer isso, não é? Só que aí fica mais difícil pensarmos no que falta para atingirmos nossos objetivos, que é a última etapa do processo de partir para a ação!

Por isso que eu te proponho o seguinte. Veja o questionário que eu montei para começar um processo de reflexão sobre quem você é.

Mas olha, para preencher, precisa pensar um pouco nas perguntas e responder o que te vem à mente. Para isso, você vai precisar de alguns minutos com calma e sem interrupções. Você consegue reservar esse tempo para você mesmo?

Veja só – são apenas alguns minutos e estamos falando sobre o assunto que mais deveria te interessar na vida: você!

Então faça esse esforço por você mesmo, e responda. E veja a surpresa que você vai ter.

Perguntas:

  • Qual o meu maior sucesso pessoal?
  • Em que atividade me considero muito bom?
  • O que eu mais valorizo na vida?
  • O que é sucesso pra mim?
  • Pelo que eu quero ser lembrado?
  • O que eu acho que deveria estar fazendo da vida?
cta-blog-etapas-carreira