Manter a motivação no trabalho em alta é um grande desafio para os funcionários, mas principalmente para os empregadores.

O desempenho dos colaboradores está relacionado, muitas vezes, com alguns “incentivos” que irão conduzi-los a realizar uma determinada ação. Desta forma, as empresas precisam encontrar maneiras para manter suas equipes motivadas e garantir uma boa performance do negócio. Por outro lado, a automotivação é essencial para que o funcionário não desanime e deixe a “peteca cair”.

Com este post você irá entender o que é automotivação, motivação empresarial e como equipes motivadas podem gerar retorno para as empresas.

1. O que é motivação?

Em poucas palavras, motivação é o movimento para a ação. É o impulso necessário para que um indivíduo aja para atingir um objetivo. Sem ela é muito difícil cumprir algumas tarefas, como fazer exercícios físicos, trabalhar ou estudar, por exemplo.  A motivação pode ser medida pela quantidade de esforço despendida em uma atividade (intensidade), o foco do esforço (direção) e a quantidade de tempo dedicada (persistência).

A motivação pode ser intrínseca (também conhecida como automotivação) ou extrínseca, que é aquela gerada por fatores externos.

1.1 Motivação intrínseca ou automotivação

A automotivação é um aspecto determinante na forma como as pessoas conseguem lidar com o fracasso. Colocar o foco em entender o PORQUÊ, e não QUEM, é uma forma de redirecionar o caminho e usar o erro como fonte de aprendizado. Desta forma, a automotivação é fundamental para o sucesso profissional.

Dois estudiosos da psicologia, Maslow e McClelland, criaram teorias para definir a motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland indicou três fatores que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

  • necessidade de realização: é a vontade que atingir os objetivos, de bater metas, de melhorar sempre. De saber que consegue realizar algo. A pessoa que tem essa necessidade motivadora como dominante, geralmente possui certas características: gosta de trabalhar sozinha, gosta de receber feedbacks regularmente, corre riscos calculados para alcançar seus objetivos.
  • necessidade de afiliação: é a necessidade de pertencimento, de fazer parte de um grupo e estabelecer relações pessoais. Geralmente é aquela pessoa que gosta de trabalhar em equipe, não gosta de incertezas e riscos elevados e prefere a colaboração à competição.
  • necessidade de poder: vontade de ser líder, de influenciar e controlar. Pode ser exemplificado pela pessoa que gosta de vencer nas argumentações, aquela que é competitiva e busca por status e reconhecimento.

1.2 Motivação extrínseca ou motivação empresarial

Também existe a motivação que é influenciada pela própria empresa. Ela pode ser feita de várias formas, através de aumento salarial, benefícios, plano de carreira ou flexibilidade no horário de trabalho, por exemplo.

Sem dúvidas, a motivação empresarial é um dos principais pilares para que uma empresa consiga chegar ao sucesso, pois um time de funcionários realmente satisfeitos com o trabalho “veste a camisa” da organização e produz mais e com mais qualidade.

Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.

Walt Disney

Nota: Ninguém motiva ninguém. A motivação é algo que vem de dentro, mas as empresas podem influenciar na percepção do funcionário com relação ao trabalho para que ele se sinta parte daquilo, e queira produzir com qualidade.

1.3 Motivação X  Engajamento

Motivação e engajamento, embora pareçam muito similares, são coisas diferentes.

Enquanto o engajamento envolve coletividade, ou seja, tudo o que faz com que pessoas trabalhem em prol de um objetivo comum, a motivação é individual.

O engajamento é o elo entre o funcionário e o trabalho que ele realiza na empresa. Existe um vínculo emocional, afetivo e psicológico com a organização que faz com que ele tenha uma postura mais otimista, disposta e de cooperação para atingir resultados.

cta-radar-de-carreira

2. Como manter a motivação no trabalho?

2.1 Desenvolvendo a automotivação

Manter a motivação o tempo todo nem sempre é fácil. Por mais que você ame seu trabalho, tem momentos que bate um desânimo, certo? Segue abaixo algumas dicas valiosas para manter a motivação no trabalho:

  • Defina seus objetivos – Se você não tiver clareza sobre o que te move, dificilmente conseguirá se manter motivado. Mais dia ou menos dia irá se perguntar o porquê de estar naquela empresa ou ocupando aquele cargo. Saiba onde quer chegar e trace objetivos realistas.
  • Peça feedback – Se algo não vai bem ou está na dúvida sobre seu desempenho, converse com pessoas que possam te orientar. Peça feedback sobre seu trabalho para seu superior, veja onde pode melhorar e como resolver um problema. Talvez uma simples conversa possa te dar um novo ânimo.
  • Tenha proatividade- Seja o protagonista do seu trabalho. Mesmo que tenha um superior para ditar as regras, tenha o controle sobre as suas atividades, organize seu dia, tente sair da monotonia. Pequenos gestos podem transformar sua rotina de trabalho.  
  • Encontre propósito – Aquilo que você faz impacta diretamente na vida de pessoas? Encontrar significado naquilo que fazemos é um grande fator motivacional. Tente pensar o quão importante você é para a empresa em que trabalha.

2.2 Ajude sua equipe a se manter motivada

Ter funcionários motivados é algo extremamente complexo, pois a motivação é individual e vem de dentro, certo? Mas as empresas podem trabalhar com alguns fatores que contribuem para o bem estar dos funcionários e com a qualidade de vida deles dentro da organização. São eles:

  • Estimule seus funcionários – Segundo uma pesquisa divulgada pela Exame, o fator “experiências aprendidas” é o que mais motiva no trabalho. Quanto mais as empresas encontrarem formas de ajudar no desenvolvimento de seus colaboradores, maior as chances de ter uma equipe engajada e produtiva.
  • Crie uma cultura positiva – A cultura corporativa traz resultados para as organizações à medida que os funcionários se identificam com a filosofia da empresa.
  • Cuide dos seus – Toda empresa é formada por pessoas, e cada uma delas possui sonhos, dificuldades e objetivos de vida pessoais. Seja gentil com cada um deles e tenha empatia para tentar entender um pouquinho o que se passa com eles. Não é necessário saber tudo da vida pessoal, mas um bom líder é também um bom ouvinte.
  • Dê feedbacks – Dar retornos positivos e negativos estimula sua equipe a melhorar. O feedback é uma ferramenta construtiva que deve ser usada para alcançar as metas da organização.

Agora que você já sabe o que é motivação, comece a colocar essas dicas em prática hoje mesmo. Seja como líder, empresário ou colaborador, a motivação será uma aliada poderosa para  melhorar a sua produtividade.

cta-blog-etapas-carreira