Talvez você esteja em um ponto na sua carreira em que sente que precisa ir mais além. Em muitos casos, esse próximo passo é assumir a frente de uma equipe e, para isso, deseja aprender como se tornar líder. 

A liderança é a competência de gerar resultados através das pessoas. O palestrante, escritor e consultor organizacional Simon Sinek afirma que você pode administrar um negócio, mas não os colaboradores. Porque são seres humanos e, assim como eles, os líderes também têm emoções.

Em meio às relações humanas e às pressões internas e externas da empresa, um líder precisa dar o seu melhor para poder promover o melhor nos outros.

Sinek diz que liderar é estar sempre um passo à frente da equipe: ele tem a visão de onde a empresa pode e quer chegar, de como os profissionais podem contribuir e os riscos que ele está disposto a assumir para a empresa crescer.

Mais do que distribuir tarefas, cabe ao líder cuidar do ambiente e das pessoas, criando uma atmosfera de confiança, cooperação e segurança. Neste post, você vai conferir dicas e práticas de como se torna líder.

1. Poder x Autoridade

Você percebe a diferença entre um chefe e um líder pela influência que exercem sobre sua equipe.

O chefe pensa em si mesmo, se coloca sempre acima dos demais, quer resultados a qualquer custo e na hora que desejar. Para isso, faz uma pressão psicológica silenciosa, em que todos, ao fim do dia, temem pelos seus empregos. 

Com que estímulo os colaboradores vão entregar um trabalho melhor? Na base do medo? O ambiente fica sobrecarregado e, assim como o chefe, cada um começa a se preocupar por si.

Fazem o que podem para satisfazer o poder do chefe, mas deixam de lado a motivação pelo trabalho e o propósito da empresa.

Para que você entenda como se tornar líder, vale lembrar que não é preciso impor obediência, mas sim ser exemplo e direcionar o grupo.

A equipe passa a admirá-lo pelo respeito que você demonstra pelos demais, pela ousadia de se empenhar e conduzir o grupo a dar o seu melhor, para o benefício de todos.

Segundo o executivo, escritor e ex-CEO da General Eletric (GE) Jack Welch, “líderes são pessoas que inspiram com uma clara visão de como as coisas podem ser melhoradas”. 

2. Como inspirar pessoas?

Simon Sinek diz que existe uma instabilidade constante em uma empresa associada a fatores como a economia, o mercado, as vendas e a concorrência.

No entanto, um único ponto que pode ser estável e, ao mesmo tempo, responsável pela estrutura forte de uma companhia é o ambiente de trabalho. Ou seja, a cultura e o clima da equipe.

As pessoas serão inspiradas a gerarem um trabalho melhor quando sentem o mesmo do líder. Se  liderar é estar à frente, então é preciso demonstrar que se importa e que acredita no potencial das pessoas.

Uma dica legal é que o Simon Sinek tem vários vídeos disponíveis no formato TED Talks, vale acompanhar no YouTube.

3. Autoconhecimento

Como se tornar líder sem saber sobre inteligência emocional? Primeiramente, você precisa se conhecer, identificar suas fortalezas e como elas podem minimizar as fraquezas. 

Lembre-se que um líder deve passar segurança à equipe. Para que você não seja atropelado pelas suas emoções em momentos críticos na liderança, dedique-se ao autoconhecimento.

Portanto, aprenda a liderar começando pelo controle das suas emoções. No livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman inova ao dizer que a razão não é o principal condutor das nossas atitudes na vida.

Conhecer o seu perfil comportamental, a forma como você funciona, seus comportamentos mais característicos e seus pontos cegos, vai ajudar a aperfeiçoar e compreender melhor suas relações e os impactos das suas ações na equipe.

Além de perceber também que as pessoas são diferentes e que a melhor equipe tem diversidade e complementaridade.

Em um segundo passo, é preciso trabalhar a relação com os profissionais do time. A forma como você vai tomar decisões, dar um feedback e encarar situações delicadas serão importantes para manter o ambiente de confiança e respeito.

4. Como se tornar líder com 6 práticas

4.1. Importe-se, de verdade, com as pessoas

Um líder é um ser humano e, todo ser humano pode ter empatia por alguém. O primeiro passo para demonstrar que você valoriza uma pessoa é ouvindo o que ela tem a dizer. Assim, você pode conversar com seus colegas, desde que você realmente se importe em escutá-los se almeja dar esse salto na carreira e virar líder. 

São pequenas conversas que você cria e que, pela dedicação sincera que demonstra, é capaz de criar uma conexão. Isso estimula que os colegas tenham empatia uns pelos outros e, por consequência, incentiva o crescimento de todos. 

Se você quer aprender como se tornar líder, precisa começar a enxergar seus colegas. Observe a capacidade de cada um, o ritmo com que trabalham, quais as habilidades e como eles se sentem no ambiente de trabalho. 

4.2. Pequenas ações levam a um ambiente seguro

Simon Sinek dá exemplos simples de como criar um elo com os colegas. Ele explica que a decisão de dar passagem para o outro, segurar a porta do elevador, deixar o último copo para outra pessoa são pequenas ações que vão começar a mudar sua percepção em como se tornar líder.

Esse comportamento será o caminho para delegar tarefas e conduzir o grupo a entregar bons resultados. No best-seller Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie, destaca a importância de se cultivar boas relações valorizando o próximo e revendo as próprias atitudes.

4.3. Feedback construtivo

Por mais que um feedback seja temido por muitos funcionários, ele pode ser usado na empresa por um viés diferente. Em lugar de destacar tudo o que deixou de ser feito, erros e consequências negativas para a empresa, invista no que está dando certo.

Assim, demonstre o que o colaborador acertou, o método que gerou mais resultados e como ele pode usar as próprias habilidades para entregar algo melhor. Na obra Preciso saber se estou indo bem, Richard L. Williams, fala da importância do feedback e como ele pode ser mais construtivo.

4.4. Estudo, capacitação, coaching e mentoria

Bons líderes nunca deixam de estudar e de se aperfeiçoar na liderança. É um empenho contínuo, de tentativas, erros, acertos e mais estudo. Acompanhe líderes de diferentes segmentos e portes de empresas para saber como se tornar líder e se melhorar sempre. 

Outra prática que pode ajudar é ter um colega com quem trocar dicas e análise de desempenho mutuamente. Fazer um coaching de carreira é uma alternativa que pode, na verdade, trazer resultados mais rápidos. Uma vez que você tem um acompanhamento baseado nas suas qualidades e objetivos, o exercícios podem encurtar o caminho.

4.5 Mude seu modelo mental

Você não vai aprender como se tornar líder tendo apenas o cliente como foco. É diferente de quando você trabalhava sozinho e gerava resultados de forma direta pelas suas ações. Para conduzir uma equipe, você precisa confiar e incentivar que ela se responsabilize pelo cliente. 

Você vai deixar de gerar os resultados e vai se dedicar ao grupo que vai trazê-los para a empresa. Essa é uma “virada de chave”, uma mudança de mindset  importante para o exercício eficaz da liderança. Um livro muito interessante sobre isso é O Poder de Delegar, de Donna M. Genett.

4.6. A experiência vai te aperfeiçoar

Assim como um funcionário, que se sente valorizado pela equipe e recebe oportunidades para dar o seu melhor, o mesmo acontece com um líder. Podem existir falhas, mas o ambiente da empresa será capaz de amenizar um resultado negativo e transformá-lo em aprendizado. 

A liderança é uma constante. O empenho em como se tornar líder é diário, requer tempo e energia para chegar ao nível de excelência que você deseja.

5. Ousadia e vulnerabilidade

Dois ingredientes fundamentais na gestão de um líder são a ousadia e a vulnerabilidade.  Ousar é acreditar na inovação, na mudança de algum processo e confiar na capacidade da equipe para atingir este marco.

Ao mesmo tempo, a vulnerabilidade pode ser o “sininho” do receio, do pessimismo. Brené Brown, pesquisadora, palestrante e autora de livros como A coragem de liderar diz que ser vulnerável é saber agir apesar dos riscos que se corre. Como se tornar líder também é aprender como ousar com consciência e se manter firme diante da vulnerabilidade. Afinal, um líder é um ser humano conduzindo outros.

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