Há alguns anos, a permanência na mesma empresa por longos períodos era sinônimo de estabilidade e a maioria dos funcionários almejavam fazer carreira no mesmo local até se aposentar.
Porém, cada vez mais as pessoas estão buscando por mudanças e planejam fazer uma transição de carreira com foco no sucesso e satisfação profissional, sabendo da necessidade de quebrar as barreiras da inércia, ousar e descobrir novas competências.
Com este artigo você irá aprender tudo sobre transição de carreira e como se planejar de forma correta para iniciar este processo.
Quais as principais causas da transição de carreira?
A transição de carreira pode ser provocada por diferentes motivos, sejam eles forçados ou não. Vale a pena se perguntar sempre o que a gerou. Qual o motivo da sua insatisfação, desligamento ou demissão? Se foi uma escolha: qual seu incômodo: o cargo, a empresa ou a carreira?
É essencial saber se planejar e fazer uma auto avaliação para entender os reais motivos que te faz passar por um momento de transição. E no mercado de trabalho atual, com o aumento da longevidade, uma coisa é certa: todos nós vamos ter momentos de transição de carreira e precisamos nos preparar para eles!
Veja as causas mais comuns:
1. Sua profissão não faz mais sentido
Novas profissões estão surgindo e outras antigas simplesmente desaparecendo. Muitas empresas têm passado por uma evolução tecnológica, mudando o cenário atual de vários cargos.
A automação de algumas funções, máquinas cada vez mais modernas e uma nova forma de se relacionar com clientes (cada vez mais virtual), fazem com que o trabalho no dia a dia seja totalmente diferente e isso exige novas competências dos profissionais.
Se ainda não é o seu caso, cuidado, pois pode vir a ser em um futuro próximo!
2. Você possui outras prioridades
Sua vida mudou e você também precisa se adaptar ao novo cenário. Com a chegada dos filhos é natural que queira um trabalho mais flexível ou com horários diferentes.
O estresse e pressão na atual profissão tem causado certo desconforto? O salário já não é mais satisfatório para alcançar seus objetivos? Você finalmente quer realizar o sonho de trabalhar com mais autonomia ou empreender?
As prioridades da sua vida mudaram e junto com ela veio a vontade de realizar uma transição de carreira? Se avalie e veja como pode alcançar seus objetivos de forma estruturada e bem planejada, em uma linha do tempo realista.
3. A crise chegou
Vários fatores contribuem para uma crise no setor, e junto com ela vem a incerteza: demissões em massa, mudanças hierárquicas na administração ou mesmo instabilidade no mercado, induzem diversos funcionários a se adaptarem a novos contextos e vislumbrar novas atividades.
Além disso, todos nós temos nossos momentos de crise profissional em que questionamos nossas escolhas, caminhos e resultados. Elas são normais e podem nos ajudar a corrigir a rota, fazer novas escolhas e ter mais realização profissional.
4. Você já não tem mais idade para isso
Existem algumas atividades que estão atreladas a um limite de idade: modelos de passarela por exemplo que começam muito cedo, precisam se reinventar depois de um tempo.
Da mesma forma os atletas possuem um tempo limite para atuar em determinados esportes, fazendo com que se tornem empresários, técnicos ou dirigentes de clubes ao parar de competir.
No mundo corporativo atual os processos de aposentadoria estão se tornando cada vez mais raros, porque os vínculos de trabalho estão mais fluidos e a empresa e o profissional decidem por rumos diferentes com maior frequência.
Mas esse processo precisa ser bem planejado e realizado, para que seja satisfatório para ambas as partes e o profissional possa replanejar sua carreira com antecedência.
Como planejar uma transição de carreira?
Como tudo na vida, é preciso muito planejamento para se conseguir fazer uma boa transição de carreira. Estabeleça objetivos claros e se prepare financeiramente para iniciar esse processo de forma tranquila. Aproveite o momento para trabalhar o seu autoconhecimento e encare a transição como uma nova oportunidade na sua vida profissional.
Abaixo fiz uma lista bem prática para começar esse processo com objetivos claros e metas bem definidas:
1. Para manter
Faça uma lista do que você mais gosta no seu emprego atual. O que gostaria de manter na nova carreira? A função desempenhada, flexibilidade, salário ou outros fatores? Anote tudo.
2. Para conquistar
Faça uma lista do que você queria ter no seu emprego dos sonhos. O que precisa conquistar ainda para se tornar plenamente realizado? Essa pergunta é extremamente importante, pois é ela que irá te motivar a conquistar os objetivos traçados.
3. Feedback sempre
Pergunte ao seu líder ou colegas de trabalho quais as suas maiores qualidades profissionais. Tente sondar os pontos positivos e negativos. Eles terão uma visão mais real de como você se porta dentro da empresa.
4. Avalie-se
Faça uma autobiografia, analisando sobre suas escolhas de estudos e como te levaram à escolhas profissionais atuais. Tão importante quanto o feedback de terceiros, o autoconhecimento irá te ajudar a tomar decisões mais assertivas.
5. Altos e baixos
Trace uma linha da sua vida profissional, listando os altos e baixos da sua carreira até o momento. Saiba lidar com os erros do passado, para não cometê-los novamente e saiba onde acertou para poder potencializar o sucesso futuro.
6. Planejamento financeiro
Não importa se é uma mudança de área, uma mudança para outra empresa ou se vai abrir seu próprio negócio, você precisa sempre se planejar financeiramente para evitar surpresas.
E se ainda você não tem certeza sobre o que quer para seu futuro, crie um fundo de reservas a partir de agora. Esse dinheiro poderá ser muito útil para você investir nos seus sonhos.
Faça uma lista com seus custos mensais, pense bem onde pode cortar gastos e separe uma quantia para investir em conhecimento.
7. Estude sempre
Conhecimento nunca é demais. Faça aquele curso totalmente novo ou mesmo aquela pós graduação tão sonhada. Estar atualizado e por dentro das tendências do mercado é algo primordial nos dias de hoje: leia muitos livros, pesquise na internet, converse com pessoas que entendem do assunto e assista à muitas palestras. Não pare jamais!
Quando a transição acontece de forma inesperada
Nem sempre a mudança de carreira é feita de forma tranquila. Às vezes acontece uma reviravolta profissional em virtude de uma situação inesperada: uma demissão, uma falência da empresa atual ou mesmo uma doença repentina. E como gerir esse processo?
Saiba que a resiliência é a palavra de ordem da vez e nem sempre é tão complicada quanto parece.
Procure ser o protagonista da situação e vislumbre o que poderia acontecer no curto prazo para antecipar tendências e tomar decisões que amenizem o impacto de todas essas mudanças.
Tenha sempre em mente que é muito importante caminhar ao lado de bons parceiros e construir relacionamentos consistentes, para conseguir solucionar os problemas de forma mais rápida.
Lembre-se também de assumir os riscos e ser otimista para encarar os novos desafios. O segredo é sempre demonstrar características de resiliência durante as situações mais difíceis e não somente quando se está na zona de conforto.
É o momento para fazer uma transição de carreira?
Passar pelo processo de mudanças profissionais é um grande desafio para qualquer pessoa e sair da zona de conforto não é nada fácil. Mas já parou para pensar que trabalhar com aquilo que não te deixa feliz pode custar muito mais caro no futuro?
+ Aula online grátis: Etapas de carreira
Comece hoje a se questionar e faça um planejamento o quanto antes, para que sua transição de carreira seja feita de forma assertiva.
Para descobrir se o momento é agora, basta avaliar se está insatisfeito com o cargo, empresa ou carreira atuais ou se corre algum risco de ser demitido na empresa em que trabalha.
Talvez seja a hora de começar a pensar em novos planos profissionais e se preparar para tomar uma decisão,mesmo que seja para realiza-la em um prazo mais longo. Assim você pode decidir como se preparar melhor para o momento de transição, quais ações de desenvolvimento serão necessárias para conquistar a sua visão de futuro do trabalho, independente do seu plano de carreira dentro da organização em que trabalha.
Só você pode responder se o momento de começar a pensar nisso é realmente agora, mas provavelmente é!