Por Juliana Isliker*
O que precisa mudar em sua carreira para você alcançar seus objetivos e além de tudo ser feliz. Você já se questionou sobre isto? A presença de um coach para te ajudar planejar seu futuro pode ser a diferença!
Você já se pegou perguntando sobre o que realmente importa para você? Se você está feliz com seu trabalho e sua carreira? Sobre qual a natureza da motivação que te faz acordar todos os dias de manhã? É financeira, do tipo: “tenho contas para pagar”? Ou é desafiadora “quero conquistar aquele cliente”, “quero desenvolver novo produto ou solução”, “quero crescer profissionalmente”, “quero me manter nos negócios”?
Se você não sabe exatamente o que quer para sua carreira, pode não saber qual o desafio que quer enfrentar ou quer buscar.
Seja qual for a sua motivação, ela tem que fazer sentido para você. E claro, é sempre melhor a motivação que vem de dentro, de pressões internas e desafiadoras, de desenvolvimento profissional e pessoal, do que quando vem de fora, contas para pagar, família e filhos para sustentar.
E porque isso é verdade? Porque quando os desafios vêm de fora parece que não são nossos, não é? Parece que estamos fazendo algo para satisfazer a alguém, ou alguma situação, e isso pode não encontrar sentido no longo prazo para nós mesmos. E corremos o risco de estarmos sempre frustrados, sentindo que falta alguma coisa, mas não sabemos exatamente o que.
E o que falta, afinal?
Você já parou para pensar que, se você não sabe exatamente o que quer para a sua carreira, pode não saber qual o desafio que quer enfrentar, ou que quer buscar? Normalmente, todos nós já passamos por essas dúvidas e esses questionamentos, se estamos seguindo na direção correta e se vamos encontrar o pote de ouro no final do arco-íris.
Porém, o que acontece é que o dia-a-dia nos consome. Nós até pensamos sim, e temos nossas dúvidas e indagações. Porém, chega o e-mail do chefe cobrando a atividade que está atrasada. Chega o contato do cliente querendo um orçamento. Chega mais uma decisão tributária que precisa ser absorvida dentro do fluxo de caixa da empresa. E, nesse rodamoinho, muitas vezes esquecemos: o que estava pensando mesmo? Carreir… o que mesmo?
Alguns conseguem ser mais organizados e não deixar o rodamoinho invadir o seu dia-a-dia e controlar toda a rotina na ponta dos dedos. Primeiro de tudo, quem consegue fazer isso já está de parabéns. Sim, porque em época de redes sociais e informação a todo vapor, é muito difícil manter o foco – o que eu estava dizendo mesmo? Ah! A disciplina. O pior de tudo é que muitas vezes esse foco não resolve nossas indagações. Sabemos o que queremos, mas não sabemos como fazer para chegar lá.
Por isso que vem crescendo enormemente o número de profissionais de coaching. Seja ele executivo, de carreira, pessoal. Você tem o apoio de um profissional que te faz os questionamentos corretos, que te direciona no pensar a sua carreira, e mais do que isso, te auxilia no seu processo de desenvolvimento. Que pode ser um treinamento, um curso específico, mas também pode ser uma atividade específica dentro do seu dia-a-dia mesmo.
E sabe qual a única mudança? O enfoque. O que muda é a maneira como vemos as atividades, e como as realizamos. Agora, para falar a verdade, o que muda mesmo é a motivação. Aquela, que uma vez já veio de fora, passa a vir de dentro. Ela muda de lugar para você. E isso muda tudo.
*Juliana Isliker é diretora da JI Desenvolvimento Humano e Treinamentos Ltda., Engenheira formada pelo ITA, com pós graduação em Educação e Gestão de Pessoas pela PUCCAMP e MBA em Recursos Humanos pela USP. Certificada em Coaching pelo International Coaching Institute, trabalha com coaching executivo, de carreira e pessoal. juliana.isliker@gmail.com