Tentar uma recolocação profissional no mercado de trabalho pode gerar muitas dúvidas e também elevar o nível de ansiedade. Afinal, mesmo com a esperança da recuperação do cenário econômico atual, ninguém quer ficar desempregado. E quando isso acontece, o baque é grande: muitos profissionais se sentem desmotivados ou até mesmo inseguros sobre qual caminho percorrer.
Também é um processo válido para profissionais que se sentem estagnados ou que estão insatisfeitos com o emprego atual e querem dar uma guinada na carreira.
No post de hoje você vai entender melhor o que motiva as pessoas na busca por um novo emprego, como saber quando é hora de mudar e como conseguir se recolocar. Boa leitura!
1. Afinal de contas, o que é recolocação profissional?
Chamamos de recolocação profissional o processo pelo qual um profissional decide dar um novo rumo para a carreira, buscando um novo emprego. É um momento que envolve autoconhecimento, revisão do currículo, análise de oportunidades e salários, treinamento para entrevistas e networking.
Isto é, pode acontecer tanto para pessoas que estão empregadas, mas querem mudar de emprego, como para aquelas que pediram demissão ou foram demitidas.
2. Qual a diferença entre recolocação e outplacement?
Como em todo momento de transição, buscar recolocação profissional envolve atenção a muitos fatores. Um processo que pode ser descomplicado por empresas de recursos humanos e especialistas em gestão de carreira com o outplacement.
“Out o quê?”. Outplacement é uma solução paga pelas empresas após a demissão para ajudar profissionais em todos os momentos desta etapa da carreira. Auxilia e oferece todo o suporte emocional, de infraestrutura e equipes multidisciplinares para a orientação do trabalhador. Vai muito além de um simples aconselhamento.
Então, a principal diferença entre os dois conceitos é que a recolocação é paga pelo próprio profissional e o outplacement é pago pela empresa da qual se desligou.
Muitas pessoas confundem os dois conceitos porque outplacement é uma palavra com origem inglesa que, em tradução livre, significa recolocação.
3. O que leva as pessoas a buscarem uma nova posição no mercado de trabalho?
Por incrível que pareça, o principal motivo que leva os profissionais a procurarem outro emprego é a busca por novos desafios. Algo que vem antes da busca por um salário melhor. É o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos.
Já o segundo, terceiro e quarto motivos mais citados pelos entrevistados são, respectivamente, problemas com os gestores, salário e excesso de viagem.
4. Quando é hora de buscar recolocação profissional?
Vamos a um pequeno exercício? Quando você se refere ao seu trabalho, tem orgulho em falar sobre o assunto ou se sente desestimulado? Se a segunda alternativa se encaixa mais ao seu momento atual de carreira talvez seja hora de buscar uma recolocação profissional.
Veja, a seguir, outros indícios que mostram quando é hora de procurar um novo emprego, segundo uma publicação da consultoria Michael Page:
- quando acordar cedo para ir trabalhar é uma batalha;
- você diz que está doente ou emenda feriados sem maiores motivos;
- acha que as pessoas de fora do seu ambiente de trabalho trabalham em lugares muito melhores que o seu;
- perdeu a motivação e a paixão pelo que faz;
- se sente entendiado por exercer a mesma função há algum tempo, sem promoção;
- recebe um salário abaixo da média do mercado de trabalho;
- e não consegue mais manter uma boa relação com os colegas.

5. Como se preparar para conseguir um novo emprego?
Separamos algumas dicas para auxiliar você no processo de recolocação profissional. Agora, é com você: só precisa ter mesmo certeza sobre a sua decisão. Vamos ver quais são elas?
– Aumente a sua visibilidade profissional
Não estamos falando apenas de atualizar o seu perfil no LinkedIn (apesar de ser fundamental para a recolocação profissional!), mas ver e ser visto. Isto é, participar ativamente de grupos de debate sobre temas da sua área profissional, ir a congressos, fóruns e palestras e ativar o seu networking.
Outra boa alternativa é ativar as notificações de pessoas, páginas ou grupos que postam conteúdo relevante nas redes sociais. Contatos que mostrem autoridade e conhecimento devem ser sempre bem-vindos.
– Busque atualização na sua área de atuação
Essa é outra dica importante, que vai além da revisão do currículo e do perfil no LinkedIn. Buscar atualização é informar-se sobre tendências e novidades da área, fazer cursos, ler muito e, se possível, trocar ideia com colegas do mesmo nicho de mercado.
Procure saber também sobre o que Headhunters procuram nos profissionais e como tem sido os processos seletivos. Assim, poderá se preparar ainda melhor para entrevistas e dinâmicas.
– Planeje as suas finanças para evitar imprevistos durante o período
Verifique as suas condições financeiras para evitar imprevistos em caso de quaisquer eventualidades. Se puder pedir apoio para a sua família ou amigos mais próximos, melhor ainda. Faça um plano de ação e compartilhe com eles a estratégia sobre como será processo de busca do novo emprego. Essa é uma forma de ter até mais segurança para seguir em frente na busca por um novo emprego.
– Busque ajuda de especialistas em recolocação profissional
Profissionais como coaches ou mentores podem facilitar muito o processo. Auxiliam a repensar sua carreira e a definir as melhores estratégias para conquistar a sonhada recolocação. Isso sem falar que desenvolvem importantes competências fundamentais para o mercado de trabalho atual, como autoconhecimento, autocrítica, flexibilidade e resiliência.
Encontrar um novo emprego, que atenda às suas expectativas e ao salário que deseja pode parecer difícil, mas não é. E você não precisa se sentir sozinho nessa: existem hoje no mercado empresas especializadas em recolocação profissional, como é o caso da Carreira X.
Se precisar de apoio no processo de recolocação profissional ou tiver dúvidas sobre o caminho a seguir, entre em contato com a nossa equipe. Por aqui, o nosso maior propósito é auxiliar pessoas como você a encontrarem a realização profissional. Conte com a gente!

Trackbacks/Pingbacks